Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 12 de maio de 2020

Henrique VII

  •  nasceu no Castelo Pembroke em 28 de janeiro de 1457.
  • reinou de 1485 a 1509
  • morreu a 21 de Abril de 1509

Foi o fundador da Casa dos Tudor. Henrique VII foi o único filho de Edmundo Tudor, que morreu dois meses antes de Henrique nascer,  passando  a maior parte de sua juventude com seu tio, Jasper Tudor.
Quando Eduardo IV recuperou o trono em 1471, Henrique VII foi forçado a fugir para a Bretanha, onde passou a maior parte dos quatorze anos seguintes.
 Depois que a revolta de seu segundo primo falhou em 1483, Henrique VII tornou-se o principl candidato  ao trono da Inglaterra, pelo menos pelo lado dos Lancaster.
Com o apoio dos franceses, Henrique tentou aportar na Inglaterra mas não teve sucesso, teve que bater em retirada ao encontrar o exército de Ricardo III na costa de Dorset.
Depois dessa tentativa falha, Henrique ganhou o apoio dos sogros do falecido Rei da Casa de York, Eduardo IV e retornou à Inglaterra com um exército acrescido dos franceses e escoceses, em Pembrokeshire, e marchou através da Inglaterra com seu tio, Jasper Tudor e com o experiente Conde de Oxford.
As forças de Henrique derrotaram de maneira decisiva os Yorkistas na Batalha de Bosworth Field em 22 de agosto de 1485, quando vários dos aliados mais importantes de Ricardo mudaram de lado e abandonaram o campo de batalha. O próprio Ricardo III morreu na batalha.
Foi assim que efetivamente acabou a Guerra das Rosas, que parecia interminável, embora essa não tenha sido a batalha final.
Henrique então tinha que estabelecer seu papel. Sua própria pretensão ao trono era limitada, e havia um bom número de  pretendentes ao trono.

No entanto, Henrique conseguiu ser bem sucedido em assegurar para si, a coroa. Ele também reforçou sua posição casando com Isabel  de York, filha e herdeira de Eduardo IV. Isabel foi prometida ao novo rei, como herdeira da Casa de Iorque. A união iria reunir as duas famílias e trazer paz à Inglaterra.
Henrique VII comprometeu-se publicamente em casar-se com Isabel, mas foi adiando a data do casamento. Foi preciso uma intervenção do Parlamento a lembrar o rei da promessa feita à filha do popular Eduardo IV, para o convencer.
 O casamento foi celebrado em 18 de janeiro de 1486, mas Henrique insistiu em esperar o nascimento do primeiro filho, Artur Tudor, para coroar Isabel como rainha de Inglaterra. Isabel foi uma rainha feliz e querida na corte e em menos de 5 anos de casamento Isabel já tinha dado 5 filhos perfeitos e saudáveis ao seu marido. Isabel e Henrique se davam muito bem e gostavam de estar juntos.

  • Política como Rei

Henrique VII restaurou o dinheiro do Tesouro Nacional, usando mecanismos de taxação duros mas eficientes. Ele era apoiado por seu chanceler, Arcebispo John Morton, cuja política monetária  ficou conhecida como Morton's Fork era a certeza de que os nobres pagariam mais impostos.
Morton's Fork assim se referia aos nobres: aquele que vive frugalmente deve estar poupando bastante e portanto pode dar mais dinheiro ao Rei, aquele que gasta livremente deve ter muito dinheiro sobrando e pode perfeitamente doá-lo generosamente ao Rei.
Na época de sua morte, Henrique havia acumulado uma fortuna pessoal de um milhão e meio de libras.
Assim que acertou seus problemas com os franceses, Henrique VII fez uma aliança com a Espanha, casando seu filho Arthur Tudor com Catarina de Aragão.
Também fez uma aliança com a Escócia casando sua filha, Margaret com o Rei James IV da Escócia. Fez também uma aliança com o Sacro Império Romano, sob o imperador Maximiliano I.
Henrique ficou conhecido por reiniciar o Court of Star Chamber. Isto revivia uma antiga prática que era, usar um pequeno grupo confiável de pessoas, o Conselho Privado como um tribunal para fazer julgamentos sumários. Eram decisões rápidas e sem burocracia para disputas sérias que envolvessem o uso do poder pessoal e ameaças à autoridade do Rei, todas eram resolvidas por essa Corte.
  • Últimos Anos

Em 1502, o herdeiro de Henrique, Arthur faleceu. A esposa de Henrique morreu de complicações do parto poucos meses depois apenas com 37 anos 
Henrique pediu permissão ao Papa para casar seu segundo filho, também chamado Henrique com Catarina de Aragão, para ajudá-lo a manter sua aliança com a Espanha. 

O Papa concordou , mas Henrique mudou de ideia e o casamento não aconteceu durante a vida de Henrique VII.
No entanto Henrique VII fez alguns planos para voltar a se casar e ter mais herdeiros mas isso não deu em nada. Com sua morte em 1509, ele foi sucedido por seu segundo e mais famoso filho, Henrique VIII.
Henrique VII foi sepultado na Abadia de Westminster.
  • Filhos


Sem comentários: