Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 13 de novembro de 2010

Henrique IV



  • nasceu em Bolingbroke a  3 de Abril de 1367
  • morreu a 20 de Março de 1413

  • foi rei de Inglaterra entre 1399 e 1413, o primeiro da dinastia de Lancaster. Henrique era filho de João de Gante, Duque de Lancaster, e neto do rei Eduardo III de Inglaterra.

  • Nasceu no castelo de Bolingbroke no Lincolnshire e, de acordo com o costume da época, passou a ser conhecido como Henrique Bolingbroke.
Apesar de apoiar o primo Ricardo II de Inglaterra no início do reinado deste, depressa os dois homens entraram em conflitos. Henrique acabou mesmo expulso do país e deserdado em 1398.

No ano seguinte, o seu pai morre na Aquitânia e Ricardo II confisca todos os seus bens para a coroa. Mas o monarca não era popular nem considerado competente e Henrique valeu-se disso para iniciar uma revolta aberta em 30 de Setembro de 1399.

O golpe é bem sucedido e Henrique é coroado rei de Inglaterra a 13 de Outubro, na Abadia de Westminster, iniciando a dinastia de Lancaster. Ricardo II foi deposto e assassinado por precaução no ano seguinte.

Em 1380, Henrique casou com Maria de Bohun, de quem teve vários filhos e filhas.que morreu ao dar à luz sua última filha no Castelo de Peterborough em 4 de julho de 1394, cinco anos antes de seu marido assumir o trono como Henrique IV de Inglaterra.


 Já rei, Henrique desposou a princesa Joana de Navarra, filha do rei Carlos II, com quem não teve descendência., embora ela já tivesse 9 filho do casamento anterior terminado em 1399, por morte doo seu marido

Após um casamento por procuração, Joana e Henrique IV se casaram em pessoa, em 7 de fevereiro de 1403, na Catedral de Winchester. Ela estava com 35 anos, e Henrique, com quase 37, e não tiveram filhos. Apenas dez anos depois, Henrique morreu e ela enviuvou novamente.

O reinado de Henrique foi marcado por várias insurreições populares, nomeadamente no País de Gales e em Inglaterra. O insucesso destas rebeliões deveu-se em parte à habilidade militar do seu herdeiro, o futuro Henrique V.

O fim da vida de Henrique IV foi marcado por problemas graves de saúde devidos a uma doença de pele, possivelmente psoríase ou um sintoma de sífilis. Henrique morreu em 1413 e encontra-se sepultado na catedral da Cantuária.

A sua vida encontra-se retratada em Henrique IV, uma peça em duas partes de William Shakespeare.

Henrique IV era irmão da Rainha de Portugal, D. Filipa de Lencastre (Primeira rainha da dinastia de Avis).

  • Descendencia
  • do seu casamento com Maria de Bohum

  • Eduardo (1382)
  • Henrique V, rei de Inglaterra (1387-1422)
  • Tomás, Duque de Clarence (1388-1421), morreu em batalha
  • João, Duque de Bedford (1389-1435)
  • Humphrey, Duque de Gloucester (1390-1447)
  • Branca (1392-1409), casou com Luís III, Eleitor Palatino
  • Filipa (1394-1430), casou com o rei Érico I da Dinamarca, Suécia e Noruega

1 comentário:

putugal: o povo com MAIS desempregos no mundo! E pobresa em putugal? O pobresa em putugal e o pior no Mundo #1 baby!!!! disse...

=========================================================
Abaixo o merda do putugal, o PIOR merda no mundo! Até os macacos não respeitam putugal. Putugal o nova provincia Espanhola proximamente :)
==========================================================
E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra "luso' e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto!

E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?