Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

D,João I


João I de Inglaterra ou João Sem Terra

Nasceu em Oxford, 24 de Dezembro de 1166
Morreu no Castelo de Newark, Nottinghamshire, 18 de Outubro de 1216

Pela Graça de Deus, Rei de Inglaterra, Senhor da Irlanda, Duque da Normandia e da Aquitânia e Conde de Anjou

Quinto filho de Henrique II, não herdou nenhuma terra quando da morte de seu pai, fato que lhe deu o seu cognome.
Passou à História como o rei que assinou a Magna Carta, considerado o início da monarquia constitucional em Inglaterra.
  • Primeiros anos
Era o mais novo entre os cinco filhos do rei Henrique II de Inglaterra e Leonor da Aquitânia e não se esperava que sucedesse ao trono.

Foi, no entanto, o único dos filhos legítimos de Henrique II que não se revoltou contra o poder do pai. Talvez, como compensação, João foi nomeado Senhor da Irlanda em 1185.

O seu governo foi desastroso e foi obrigado a abandonar o território poucos meses depois.

Em 1188, Henrique tentou tornar João Duque da Aquitânia, em substituição de Ricardo Coração de Leão, que considerava de pouca confiança.

O resultado foi catastrófico para Henrique II, que morreu durante a expedição punitiva organizada contra Ricardo.

Ricardo ascendeu ao trono e, antes de partir para a Terra Santa, nomeou como seu sucessor e herdeiro da coroa o sobrinho Artur.

Entre 1189 e 1194, João foi a figura mais importante de Inglaterra durante a ausência de Ricardo, primeiro em cruzada, depois no cativeiro na Alemanha.

João insurgiu-se contra Ricardo e, aliando-se de novo ao rei da França, apoderou-se da alta Normandia e da Touraine.

Foi a si que coube a tarefa de reunir os 150,000 marcos necessários para pagar o resgate de Ricardo a Henrique VI, Imperador do Sacro Império.
Esta soma representava na altura uma verdadeira fortuna que obrigou à imposição de impostos especiais e deixou Inglaterra na bancarrota.

Talvez devido a isto, João não foi um regente popular e é frequentemente retratado como vilão em histórias como Ivanhoé ou nas lendas de Robin Hood. Ricardo, no regresso, concedeu-lhe o perdão e, pouco antes de morrer, proclamou-o herdeiro do trono.

  • Ascensão ao trono inglês (1199)
João sucedeu na coroa de Inglaterra em 1199, depois da morte de Ricardo Coração de Leão numa batalha em França.
Repudiou então a esposa Isabel de Gloucester

casamento foi anulado Por razões de consanguinidade eram primos, ambos descendentes de Henrique I. Como resultado, a Isabel nunca foi reconhecida como rainha da Inglaterra e seu antigo título foi incorporado na coroa.

e contraiu matrimónio com Isabel de Augoulême. João, entretanto, não foi aceite logo por todos os seus súditos. Na Normândia, os nobres preferiram a pretensão de Artur I, Duque da Bretanha, o seu sobrinho de doze anos.


Para resolver o problema, João invadiu o Ducado da Bretanha em 1202 e Artur I apelou para a ajuda do rei Filipe II de França e declarou-se seu vassalo. Artur foi capturado, e possivelmente assassinado, no ano seguinte, mas já era tarde demais para impedir a intervenção dos franceses.

Foi denunciado por Filipe II Augusto perante a Corte dos pares por ter raptado Isabel de Angoulême, que justificou que em 1204, Filipe II tenha invadido e conquistado a Normândia e o Condado de Anjou.

Depois da morte de João, Isabel ajudou na coroação do filho e voltou para Angoulême.

Levou com ela a filha Joana, que havia sido prometida em casamento a seu antigo noivo, Hugo de Lusignant, Isabel acabou superando a filha e se casou com Hugo. A filha voltou para a Inglaterra e acabou casando com Alexandre II da Escócia.

Hugo de Lusignant, perdidamente apaixonado e feliz pelo reencontro com a noiva tornou-se um escravo da beleza e da sensualidade de Isabel. Ao morrer, Isabel foi homenageada pelo filho e rei da Inglaterra, que colocou na lápide da mãe a inscrição: "Isabel de Angoulême: Nunca houve uma mulher tão bela

Os aliados de João Sem Terra, entre os quais o imperador germânico Oto IV, foram batidos em Bouvines (1214), sendo ele mesmo vencido em Roche-aux-Moines. João nunca conseguiu recuperar estes territórios e as possessões inglesas no continente limitaram-se a partir de então ao Ducado da Aquitânia.

Para Philippe Contamine, "a batalha de Bouvines teve, ao mesmo tempo, importantes conseqüencias e uma grande repercussão". Oto perdeu sua coroa e o Sacro Império Romano Germânico viria a desintegrar-se

Enquanto rei, João procurou reorganizar as finanças do seu país, debilitadas depois do resgate pago pela libertação de Ricardo.

Uma das medidas que tomou foi instituir um novo imposto sobre os nobres que falhavam na sua obrigação de fornecer soldados e material militar à coroa.

Além disso, João acabara de perder territórios para França e interferiu na escolha do Arcebispo da Cantuária, não aceitando o candidato do Papa Inocêncio III, o que lhe valeu o desagrado do Sumo Pontífice e sua excomunhão em 1211.

O rei respondeu com o confisco dos bens eclesiásticos. Os nobres viram esta repreensão da Igreja como um incentivo à revolta e em breve o país encontrava-se em estado de quase guerra civil.

Para não perder o valioso apoio de Roma, no entanto, o monarca, em 1213, submeteu-se ao papa e enfeudou seus reinos à Santa Sé.

  • Fracasso na França e rebelião dos barões na Inglaterra
  • João sem Terra assina a Magna Carta.
Depois de fracassar na tentativa de recuperar seus domínios na França, regressou à Inglaterra.

Ali enfrentou a rebelião dos barões, os quais obrigaram-no, perto de Londres em em 15 de Junho de 1215, a assinar, outorgar e jurar a Magna Carta (ou Carta Magna) aos barões e à burguesia, insatisfeitos com sua política.

A Magna Carta, que que limitou o poder monárquico, era um tratado de direitos, mas principalmente deveres, do rei para com os seus súditos. Considera-se que este tratado marca o início da monarquia constitucional em Inglaterra.

A cláusula mais importante para João, naquele momento, era a 61ª, conhecida como "cláusula de segurança" e a mais extensa do documento. Estabelecia um comité de 25 barões com poderes para reformar qualquer decisão real, até mesmo pela força se necessário.

João não pretendia honrar a Magna Carta, já que esta havia sido selada sob coerção; ademais, a cláusula 61 anulava, para todos os efeitos práticos, as suas prerrogativas como monarca

João pediu ajuda ao papa, que o eximiu do juramento. O rei passou a ignorar todos os pontos do documento.

Em 1216, muitos barões descontentes com o péssimo reinado de João Sem Terra, apoiaram a invasão da Inglaterra pelos franceses liderados pelo príncipe Luis VIII de França e ofereceram o trono a este.

Ele foi proclamado "Rei de Inglaterra" em Maio desse ano mas nunca foi coroado. Luis aceitou o cargo com grande pompa e celebração na Catedral de St. Paul, em Londres onde muitos nobres incluindo o próprio Rei Alexandre da Escócia, estavam presentes e juraram-lhe vassalagem.

Porém havia ainda um pequeno foco de resistência a ele e após um ano e meio de guerra, a maioria dos barões rebeldes foi derrotada e Luis teve que desistir do trono da Inglaterra ao assinar, em 1217, o Tratado de Lambert.

Nele, Luis concordava que ele nunca fora um legítimo Rei de Inglaterra.

A morte de João Sem Terra e o apoio para o jovem Henrique III acabaria por apressar esses factos.

João sem Terra morreu em Newark, Inglaterra, em 18 de Outubro de 1216, possivelmente envenenado por um abade irritado por ele ter tentado seduzir uma freira e encontra-se sepultado na catedral de Worcester.

Subiu ao trono seu filho Henrique III.

Descendência

  • 1-Henry III da Inglaterra (1 de outubro de 1207 - 16 Novembro 1272)
  • 2-Richard, Conde de Cornwall e Rei dos Romanos (5 de janeiro de 1209 - 2 de Abril 1272). Casado em primeiro lugar com Isabel Marshal, em segundo lugar com Sancha da Provença, e em terceiro lugar com Beatriz de Falkenburg.
  • 3-Joana (22 de Julho de 1210-1238), a esposa de Alexander II da Escócia
  • 4-Isabel (1214-1241), esposa do imperador Frederick II
  • 5-Eleanor (1215-1275), que viria a casar em primeiro lugar, com William Marshal, 2º conde de Pembroke e depois com Simon de Montfort, 6º Conde de Leicester.

Sem comentários: